sábado, 10 de setembro de 2011

Preview Berlin

Mais uma feira de arte! Desta vez foi a tal no Hangar do aeroporto de Tempelhof, mas estava tão renovado que quase nem se notava que já tinha sido um hangar. Esta foi a minha preferida das 3 que vi. Havia coisas muito boas e o que me chamou mais a atenção foram algumas esculturas. Mas havia também pintura e fotografia excepcionais.

Fotografias manipuladas digitalmente. Muito David Lynch.

A minha peça preferida da feira. Umas "pedras" enormes com caras extraordinariamente esculpidas.

O chão desta galeria era vidro estilhaçado.

They killed Minnie! Bastards.

Tudo feito com um furador de papel.

Lembrou-me a Diane Arbus.

quinta-feira, 8 de setembro de 2011

Berlin 2 - Feiras de Arte!

Aparentemente agora em Berlim é a semana das feiras de arte. São sempre em antigos armazéns, e uma delas até vai ser num hangar dum aeroporto abandonado! Brutal. Ontem e hoje fui a duas: a Berliner Kunstsalon, uma feira low-cost organizada pelos próprios artistas, e em que vi obras menos tradicionais (e daí se calhar não representadas por galerias?) como frascos colados uns aos outros ou caixas de hamburgers usadas a servir de suporte para colagens. A outra foi a maismainstream ABC - Art Contemporary Berlin. Este ano a feira era focada em pintura, e havia coisas muito boas. A comunidade de coleccionadores aqui vê-se que é bem activa, só se via quarentões endinheirados a passear com os catálogos e a fazer perguntas! Ainda vai haver mais 2 feiras, a Preview Berlin e a Berliner Liste.


Flyers de 2 artistas da Berliner Kunstsalon. No interior não tirei fotografias.

Entrada da Berliner Kunstsalon.

Obras na ABC.

segunda-feira, 5 de setembro de 2011

Berlin 1

Primeiro post de Berlim! Estas fotografias são dos dias 3 e 4 de Setembro. Acho que o melhor é deixar uma explicação a seguir a cada fotografia. Nestes dias visitei as ruas da cidade, vi uma feira da ladra, algumas exposições e estive em casa de um amigo (que vive num prédio do Le Corbusier) a ver um festival de fogo-de-artifício.

Feira de Mauerpark. Vê-se de tudo.


Estação de S-Bahn, uns comboios urbanos. Esta é um bocado fora do centro, onde começa logo a haver floresta.

Aqui há corvos em vez de pombos!

Prédio no bairro de Kreuzberg, um dos bairros mais jovens e "in" de Berlim.

Livraria em Kreuzberg. O dono falava inglês e comprei uma revista sobre eventos em Berlim em Inglês. Pode-se dizer que era 'relaxada', os livros todos empilhados em mesas, no chão, etc...

Andam todos de bicicleta.

Potdsamer Platz, uma das duas maiores praças de Berlim. A outra é Alexanderplatz.

Edifício antigo que deixaram no meio de Potsdamer Platz.

Feita de Lego!

Há montes de parques no meio da cidade.


O muro ainda se vê em muitos sítios.

Há um balão que leva dezenas pessoas a sobrevoar a cidade.

O prédio desenhado pelo Le Corbusier em que vive o rapaz da minha faculdade. Da varanda vimos um festival internacional de fogos de artifício.

A famosa torre de televisão.

O Conselho Federal - Bündesrat.


Um prédio nazi que sobreviveu à guerra e que é agora ocupado pelo ministério das Finanças. É um bom exemplo da arquitectura nazi.