quinta-feira, 30 de maio de 2013

Bienal De Veneza

Está a acontecer agora aquela que é considerada a mais importante, ou pelo menos uma das mais importantes feiras de arte no mundo: a Bienal de Veneza.

A feira já tem 118 anos e apresente todos os anos as obras daqueles que são as estrelas do mundo da arte atual, no mundo inteiro. Curiosamente, o Vaticano vai ter pela primeira vez este ano o seu stand independente.

A curadoria ficou a cargo do jovem  Massimiliano Giorgi, de 39 anos, que se diz ter trazido uma nova , menos académica abordagem à feira (bom artigo sobre ele no New York Times aqui).

Para além de ter obras contemporâneas, desempenhando assim o seu principal papel de descrever aquilo que se está a passar agora no mundo da arte, a feira terá também algumas obras mais datadas, como o art car BMW pintado por Andy Warhol ou “The Encyclopaedic Palace”, do futurista Marino Auriti, que dá o nome à feira. Segundo Giorgi, o nome representa exatamente aquilo que a feira admite não poder ser – uma reunião exaustiva do infinito e diverso mundo da arte de hoje.

O cacilheiro da Joana Vasconcelos lá está, o Trafaria Praia, e o interior a mim não me desapontou, apesar de não considerar a obra um destaque na feira.

Dêem uma vista de olhos em algumas das peças no incrível site Artsy.

Xu Zhen, Play
Kimsooja, To Breathe
Vasconcelos no seu Trafaria Praia

Sem comentários:

Enviar um comentário