sexta-feira, 30 de julho de 2010

Warhol TV

Está patente no Museu Berardo até 14 de Novembro esta exposição de alguma videografia de e sobre Andy Warhol. Foca-se não na vídeo-arte por assim dizer mais conceptual produzida pelo artista, mas antes na sua relação com a televisão como meio de comunicação e cultura de massas.
Percebe-se claramente, e é dito várias vezes ao longo da exposição, que esta fascinava completamente Warhol, que se começou a servir do vídeo para explorar e registar os seus interesses e obsessões com temas como beleza, moda e fama. Muito interessante pelo retrato da cena artística da Nova-Iorque de então, e pela oportunidade de se comprovar em primeira mão a fantástica maneira como Warhol encarava a vida na cultura popular; a sua vida.

"Deixava a telvisão ligada o tempo todo, sobretudo quando havia pessoas a falar comigo sobre os seus problemas, e apercebi-me de que a televisão desviava a minha atenção o suficiente para que os problemas que as pessoas me estavam a contar já não me afectassem. Era como uma coisa mágica."

Resta-nos imaginar o que teria a internet feito a Andy Warhol.

Sem comentários:

Enviar um comentário