domingo, 28 de julho de 2013

"Sob o Signo de Amadeo", no Centro de Arte Moderna da Gulbenkian

Fui hoje ver a exposição ‘Sob o Signo de Amadeo’, do Centro de Arte Moderna da Gulbenkian. Gostei de muitas das peças individualmente, mas em geral fiquei com a sensação de que faltava um fio condutor. O site explica, mas na exposição passa pouco. Pode ser falta de capacidade interpretativa da minha parte, mas às vezes um simples texto a explicar o objetivo da curadoria dá uma perspetiva a quem visita, o que pode valorizar a exposição. Esses textos acompanhavam as obras de Amadeo mas muito pouco as outras mais recentes.

Mas suponho que se quer deixar as obras falarem por si.

Individualmente, uma das peças de que mais gostei foi o vídeo Untitled (Nést finit plus), de JoãoOnofre. Conhecia algumas fotografias dele da coleção do Berardo, mas nada em vídeo. Este era excelente.

A parte com as obras de Amadeo (quase o espólio todo que a coleção possui) estava muito bem organizada. Não sou grande fã mas gostei particularmente d’Os Galgos e de uns 20 desenhos incluídos num livro que foi uma das primeiras obras da sua carreira.

Em geral a exposição não é extraordinária, especialmente para quem já conhece a coleção do CAM, mas vale a pena. Mais para o fim do ano há umas conversas com as curadoras e penso que algumas performances. Podem ver no site mais informações.







Sem comentários:

Enviar um comentário